O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

sábado, 9 de abril de 2011

ANABATISMO DOUTRINAS BÁSICAS

O que fez os anabatistas diferentes? Em que os anabatistas acreditavam? Como herdeiros da tradição anabatista precisamos compreender esse movimento histórico. Precisamos ouvir de sua essência bíblica – a ênfase que procurávamos incorporar em nossa confissão de fé.

Os primeiros anabatistas do século 16 desempenhavam um papel distinto: não eram católicos nem protestantes, mas um terceiro poder separado. A realidade, agora grandemente esquecida, deve ser enfatizada.

Certamente, os fundadores do anabatismo devem muito a Lutero e aos outros reformadores protestantes. Em particular, a ênfase de Lutero na salvação – através da fé pessoal, somente em Cristo, pela graça, como revelado na Escritura – preparou o caminho. Mas em muitos outros pontos cruciais os anabatistas diferiam muito de Lutero como Lutero diferia do catolicismo romano.

Enquanto damos a Lutero o que é devido, fazemos bem em lembrar algumas realidades históricas. Lutero, como Calvino e Zwingli, veio a se opor severamente ao anabatismo. De fato, dos 20.000 a 40.000 anabatistas martirizados nas primeiras décadas, provavelmente mais foram massacrados por protestantes do que por católicos.

As diferenças entre anabatistas e reformadores eram mais profundas. Lutero, Calvino e seus associados queriam a reforma da igreja medieval. Os anabatistas queriam a restauração da Igreja do Novo Testamento.

Os reformadores olharam para o estado para defender o estabelecimento de uma religião oficial. Os anabatistas, por outro lado, não procuravam apoio governamental.

Os reformadores afirmavam que todas as pessoas no reino deveriam se conformar à religião oficial do estado. Os anabatistas, entretanto, bem antes dos filósofos terem promovido a idéia, proclamavam liberdade religiosa e civil para todos.

Os reformadores retiveram muito da fusão igreja-estado católica daqueles dias. Os anabatistas, que viam a si mesmos como estranhos e peregrinos no mundo, rejeitaram qualquer fusão de fé com cidadania. A igreja da qual eles testificavam e pela qual morreram era baseada em Jesus Cristo somente e não conhecia nenhuma fronteira de estado.

Os reformadores endossaram especificamente massacres militares por soldados cristãos. Os anabatistas, por outro lado, expressaram amor pelos seus perseguidores e oraram por eles.

Os reformadores fragmentaram e compartimentalizaram a vida cristã. Lutero escreveu “Como cristão, o homem tem que sofrer tudo e não resistir a ninguém. Como membro do estado, o mesmo homem tem que lutar com alegria, enquanto viver.” Os anabatistas rejeitaram tal dualismo ético.

O ponto foi estabelecido. Os anabatistas não eram parte da grande reforma protestante, mas estabeleceram uma terceira opção. Eles sustentavam valores distintos.

Hoje, naturalmente, outros grupos aceitaram muito do que os anabatistas redescobriram, e as diferenças entre anabatistas e protestantes diminuíram. Mas o conjunto total das crenças e práticas anabatistas permanecem distintas. Apesar dos herdeiros privilegiados dos anabatistas não terem praticado e pregado com freqüência consistentemente, o anabatismo permanece a única harmonia dos princípios bíblicos básicos.

Fazemos bem em chamar a nós mesmos de volta a base, apesar de sabermos que os anabatistas não são os donos da verdade. Claramente, em outros pontos outros podem nos ensinar muito. Nós , em tempo, apresentamos nossa compreensão anabatista, a qual envolve 12 princípios básicos:

1. Uma elevada visão da Bíblia. Apesar de não cultuarmos a Bíblia em si mesma, o que seria bibliolatria, os anabatistas aceitam “as Escrituras como a autorizada Palavra de Deus e pelo Espírito Santo o guia infalível para conduzir o homem à fé em Cristo e guiá-los na vida de discipulado cristão.” Os anabatistas insistiam que os cristãos deveriam ser sempre guiados pela Palavra, a qual deve ser coletivamente discernida, pelo Espírito.

2. Ênfase no Novo Testamento. Desde que Cristo é a suprema revelação de Deus, os anabatistas fazem uma clara distinção funcional entre os igualmente inspirados Velho e Novo Testamentos. Nós vemos um velho e um novo pacto. Nos lemos o Velho da perspectiva do Novo e vemos o Novo como sendo o cumprimento do Velho. Onde os dois diferem, o Novo prevalece, e por conseguinte a ética anabatista é derivada primariamente do Novo Testamento.

3. Ênfase em Jesus como centro de tudo. Os anabatistas derivam a sua cristologia diretamente da Palavra e enfatizam uma profunda entrega para levar Jesus seriamente em toda a vida. Tal visão corre contrária à noções de que os mandamentos de Jesus são difíceis demais para simples crentes, ou que a importância de Jesus repousa quase somente em providenciar a salvação celestial. Antes, a salvação da alma é parte de uma transformação maior.

4. A necessidade de uma igreja de crentes. Os anabatistas acreditam que a conversão cristã, enquanto não necessariamente súbita e traumática, sempre envolve uma decisão consciente. “A não ser que alguém nasça de novo, não pode ver o reino de Deus.” Crendo que um infante não pode ter consciência, fé inteligente em Cristo, os anabatistas batizam somente aqueles que vieram a ter uma fé pessoal e viva. O batismo voluntário, juntamente com uma entrega a andar em completa novidade de vida e lutar pela pureza na igreja, constituem a base da membresia na igreja.

5. A importância do discipulado. Tornar-se cristão envolve não apenas acreditar em Cristo mas também discipulado. A fé se expressa em um viver santo. Em Cristo, salvação e Ética vem juntas. Não apenas seremos salvos por Cristo, mas devemos também segui-lo diariamente em obediência de vida. Assim, por exemplo, os anabatistas desde o começo renunciaram aos juramentos. Eles determinaram falar a verdade, “pois não poder haver graduações no falar a verdade.’” Os anabatistas continuam a ensinar que a salvação nos faz seguidores de Jesus Cristo e que ele é o modelo da maneira que devemos viver.

6. Insistência em uma igreja sem classes ou divisões. A igreja, o corpo de Cristo, tem apenas uma cabeça. Embora reconheça uma diversidade de funções. Os crentes anabatistas colocam de lado toda distinção racial, étnica, de sexo ou classe social porque elas são suprimidas na igualdade e unidade do corpo.

7. Crença na igreja como uma comunidade de compromisso. Adoração conjunta, ajuda mútua, fraternidade e responsabilidade mútua caracterizam esta comunidade. Um anabatismo individualista ou centrado e si mesmo são termos contraditórios.

8. Separação do mundo. A comunidade dos transformados pertence ao reino de Deus. Ela opera no mundo mas é radicalmente separada do mundo. A igreja dos peregrinos da fé vê o mundo de pecado como um estranho ambiente com ética e objetivos completamente diferentes. Este princípio inclui a separação da igreja do estado. Além do mais, os anabatistas rejeitam qualquer forma de religião civil, seja esta o tradicional corpo cristão ou a mais recente forma desenvolvida de nacionalismo cristão.

9. A igreja como uma contracultura visível. Como comunidade unida dos crentes toda congregação anabatista é modelo de uma comunidade alternativa. Como comunidade de compromisso funciona como uma autêntica contracultura.

10. Crê que o evangelho inclui uma entrega ao caminho da paz modelada pelo Príncipe da Paz. Aqui os anabatistas diferem de muitos outros cristãos. Os anabatistas crêem que o pacifismo não é uma opção, não é marginal, e não relacionado principalmente ao militarismo. Na base da Escritura, os anabatistas renunciam a violência nas relações humanas. Nós vemos a paz e a reconciliação – o caminho do amor – como estando no coração do evangelho de Cristo. Deus deu a seus seguidores esta ética não como um ponto a ponderar, mas como um mandamento a ser obedecido. Isto custou muito para Jesus e deve ser também custoso para os seus seguidores. O caminho da paz é um caminho da vida.

11. Entrega à servidão. Como Cristo veio ser servo de todos, os cristãos também devem servir uns aos outros no nome de Cristo. Destarte, separação de um mundo de pecado é balanceada por um testemunho prático de ajuda em uma sociedade carente e ferida.

12. Insistência na igreja como uma igreja missionária. Os anabatistas acreditam que Cristo comissionou a igreja a ir por todo o mundo e por todas as sociedades e fazer discípulos de todos os povos, batizando-os e ensinando-os a observar seus mandamentos. O imperativo evangelístico é dado a todos os crentes.

Esses princípios constituem a essência do anabatismo. Embora a ênfase em cada aspecto possa ser encontrada em outros lugares, a combinação de todas constituem a singularidade do anabatismo.

A reforma protestante não foi longe o suficiente. Os primeiros anabatistas, embora longe da perfeição, entregaram-se a nada menos que a restauração da igreja do Novo Testamento. Nós, seus herdeiros, temos o privilégio de reenfatizar esses doze princípios, em palavras e atos, aqui e agora.

28 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus .
    Gostaria de saber o que os anabatistas dizem a respeito do dogma católico Maria "a mãe de Deus".
    Aguardo a vossa resposta e dede já agradeço.
    Meu e-mail para contato: jesuscristoeomeuguia@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O dogma de Maria é um instituto exclusivamente católico, não abrangente, de modo que os anabatistas à semelhança de outros dogmas (batismo de infantes) repudiavam qualquer desvio doutrinário. Para nós, Maria não é mãe de Deus, mas uma serva como ela mesmo atestou no Evangelho de Lucas, sendo assim, rejeitada qualquer forma de idolatria a sua pessoa.
      Agradeço sua postagem!

      Excluir
    2. A paz do Senhor Jesus,
      De nada, também gradeço pela resposta.
      Deus os abençoe.

      Excluir
  2. Gostaria de saber eu fui para a igreja pentecostal anabatista, me batizei, dava o dízimo, era cinsera com Deus e acabei surtando, fui para o hospital de maluco, hoje vivo escutando vozes, falando da igreja. Acabei voltando para a igreja católica. Que eu não deveria ter saído. Perdi tudo ,até o apartamento, trabalho e a minha saúde. Fico sem saber o que me aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações!
      Seu caso deve ser tratado de forma pessoal. Para tanto, você deverá procurar uma pessoa temente a Deus e servo do Senhor para que possa lhe dar todo o amparo necessário para ver o puro Evangelho.
      Abraços. Fique com Deus!

      Excluir
  3. Gostaria de saber eu fui para a igreja pentecostal anabatista, me batizei, dava o dízimo, era cinsera com Deus e acabei surtando, fui para o hospital de maluco, hoje vivo escutando vozes, falando da igreja. Acabei voltando para a igreja católica. Que eu não deveria ter saído. Perdi tudo ,até o apartamento, trabalho e a minha saúde. Fico sem saber o que me aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor amiga
      Tenho uma sugestões de que você vá na Igreja Pentecostal Anabatista e procure o Pastor e explique sua situação e peça uma oração.

      Excluir
    2. A Paz do Senhor amiga
      Tenho uma sugestões de que você vá na Igreja Pentecostal Anabatista e procure o Pastor e explique sua situação e peça uma oração.

      Excluir
    3. A Paz do Senhor amiga
      Tenho uma sugestões de que você vá na Igreja Pentecostal Anabatista e procure o Pastor e explique sua situação e peça uma oração.

      Excluir
    4. Olha irmã, vc deva procurar um igreja bíblica, que não só pregue a verdade, mas que vc percebe que os irmão vivem a verdade, que realmente sãouma família e se importam com a sua espiritualidade, de qualquer forme se apegue em Deus e mais nada, somente em Deus, tudo tem um propósito, estude mais a palavra de Deus, ore mais, isso pode ser o inimigo querendo te derrubar, não esta errado a senhora sair da igreja católica, temos que fazer e seguir a verdade e a verdade é só uma, não existe meio termo.

      Excluir
  4. oi bom dia,
    minha dúvida seria na questão da salvação por meio da fé, os anabatistas acreditam que é escolha do próprio Deus ou o homem que decide trilhar o caminho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a questão é a predestinação, os anabatistas não acreditavam nessa escolha incondicional de Deus, preferiram acreditar na liberdade da escolha pela orientação e convencimento do Santo Espírito.

      Excluir
  5. Mas qual era o tipo de salvação que eles acreditavam? Ex: os Luteranos acreditavam que só si proprio podia se salvar, com a consistência da fé. E os anabatistas? Em qual salvação eles acreditavam?

    ResponderExcluir
  6. Os anabatistas acreditavam na salvação pela simples fé. Não era por mérito próprio, mas pela graça e favor de Deus. Eram tão resolutos em suas convicções que perseveravam indo até o martírio sem pestanejarem.

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor Jesus,

    Existem provas que o anabatismo teve sua orígem na época de Montano e Tertuliano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Montanistas praticaram o rebatismo como prova do arrependimento dos "lapsos" (cristãos que negaram a fé). A rejeição aos institutos clericais da época, o pudor, a não aceitação do cristão guerrear são características do anabatismo. Tertuliano tem um tratado chamado "De corona Militis" e "De pudicitia", em latim, nos quais você poderá encontrar essas informações. Infelizmente, as obras em português de Tertuliano são limitadas. Nos livros de John Driver e de H.H. Muirhead (Cristianismo através dos séculos) também há referências sobre sua pergunta.

      Excluir
  8. Os Montanistas praticaram o rebatismo como prova do arrependimento dos "lapsos" (cristãos que negaram a fé). A rejeição aos institutos clericais da época, o pudor, a não aceitação do cristão guerrear são características do anabatismo. Tertuliano tem um tratado chamado "De corona Militis" e "De pudicitia", em latim, nos quais você poderá encontrar essas informações. Infelizmente, as obras em português de Tertuliano são limitadas. Nos livros de John Driver e de H.H. Muirhead (Cristianismo através dos séculos) também há referências sobre sua pergunta.

    ResponderExcluir
  9. Olá... queria saber sobre o que a igreja doutrina sobre o homossexualismo. Aceita formalmente nas suas práticas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, seria interessante sua identificação para podermos responder de forma melhor direcionada.
      Segundo, a Bíblia responde sua questão, basta examiná-la. Afinal, procuramos ser proclamadores de tudo quanto ela nos ensina e vivermos seus ensinamentos.

      Excluir
  10. a Igreja nao douttrina nada, apenas segue o que diz as escrituras.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Como a igreja Anabatista se posiciona com relação ao homossexualismo? Acredita ser pecado ou ama o pecador mas odeia o pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ativei meu email para não ser anônimo mas algo deu errado. Email: bc.leandro53@gmail.com

      Excluir
  12. Eu li esse TESTEMUNHO lindo e uma jovem que mesmo na ora da sua morte falou sobre amor do senhor eles amaram as pernas dela e os braços e ainda dedebochava dela pra mim me mostro que eu ainda nao estou pagando o preço se que vao pensar nossa da morte, nao eu digo que nao morri pro mundo estou lutando com a carne mais cada dia percebo que o espirito ta forte e que eu passa ter a fe desses irmaos tem mmuito mais testemunhos lindos pra gloria do senhor

    ResponderExcluir
  13. Veu como usalos alguma mulher pra me ajudar

    ResponderExcluir
  14. Olá, porque o uso do véu? Em que momento pode ser usado? E quem pode usar?

    ResponderExcluir