O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Onde encontrar o livro sobre os Montanistas?

Caro Leitor,

Caso esteja interessado em adquirir um de nossos livros (Montanismo e os profetas catafrigas: uma análise contra hegemônica da História do movimento montanista), basta acessar os links abaixo e fazer seu pedido. Neste livro, você terá uma visão mais objetiva de um dos movimentos mais estigmatizados da História do Cristianismo. Ele é um convite para uma reflexão descomprometida com os ideais do dogmatismo religioso que causaram grandes prejuízos ao autêntico movimento instituído pelo Cristo. De contrapartida, evidencia uma contribuição segura para pensarmos o primeiro grande avivamento depois da era apostólica.











UMA BREVE BIOGRAFIA - Jonathan Edwards

Edwards nasceu em East Windsor, Connecticut, em outubro de 1703. Seu pai, Timothy Edwards, se formou em Harvard e era o pastor da aldeia.
Como todos os jovens de seu tempo, Jonathan foi educado em casa. Por ele ter demonstrado uma inteligência incomum, seu pai o matriculou em Yale aos 13 anos. Durante a pós-graduação, ele teve uma experiência de conversão profunda que alterou radicalmente sua vida e lançou as bases para todos os frutos genuínos e maravilhosos que se seguiram.
Após a graduação, ele se casou com a donzela mais qualificada da Nova Inglaterra, Sarah Pierrepont, de 17 anos. Eles tiveram 11 filhos e o legado de sua posteridade era fenomenal. Apesar de ter escrito vários livros sobre casamento e vida familiar, foi compreensão profunda de Jonathan da Bíblia que liga seu nome com maiores pensadores do cristianismo.
Jonathan logo se mudou para Northampton, Massachusetts, para se tornar o pastor assistente de seu avô, Solomon Stoddard. Poucos anos depois, Stoddard morreu e Jonathan tornou-se pastor sênior. Trabalhou em Northampton por 21 anos.
Em 1735-37, um reavivamento varreu Northampton. Edwards escreveu: “Uma grande e séria preocupação com as grandes coisas da religião e do mundo eterno tornou-se universal em todas as partes da cidade... a obra de conversão foi levada a cabo de maneira surpreendente e aumentou cada vez mais, por assim dizer, multidões vêm a Jesus Cristo”.
Durante a noite, a cidade foi transformada. Os cidadãos cantavam hinos nas ruas, a taberna foi fechada, os jovens buscavam a Deus, e era impossível entrar na igreja a menos que alguém chegasse horas antes.

Então em 1740, como uma grande inundação repentina, o Grande Despertar irrompeu pela Nova Inglaterra e Northampton foi incluído. Foi nessa época que Edwards pregou “Pecadores nas mãos de um Deus Irrado” em Enfield com resultados tão notáveis. Estima-se que 10 por cento da Nova Inglaterra foi convertido durante este tempo. Imagine hoje 28 milhões convertidos em 2 anos. Imagine cada igreja em sua cidade dobrando ou triplicando nos próximos 2 anos, e você tem alguma compreensão da enormidade do que aconteceu?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Declarações sobre EDWARDS

Por William P. Farley

Poucos nomes provocam reações mais acentuadas. Alguns o consideram o maior filósofo da América, mas ele riria dessa descrição. Para Edwards, a exposição bíblica era a alma, o tendão e a medula de sua vida e propósito. Ele não tinha interesse em filosofia em si mesma.
“Edwards dividiu homens em sua vida e não menos que continua a dividir seus biógrafos”, escreveu Iain Murray.
Martyn Lloyd-Jones concordou. “Ele dividiu opiniões, foi denunciado sem medida”.
Oliver Wendell Holmes tinha certeza de que “se tivesse vivido cem anos depois e tivesse respirado o ar da liberdade, não poderia ter escrito com a barbárie do velho mundo como encontramos em seus sermões vulcânicos”.
John Newton (1725-1807) foi perguntado: quem era o maior divino de sua era? Ele respondeu sem hesitar: “Edwards”.
O grande pregador escocês, Thomas Chalmers, escreveu: “Nunca houve uma combinação mais feliz de grande poder com grande piedade”.
Samuel Davies, um dos fundadores do Princeton College, falou para muitos quando disse que Edwards era “o mais profundo raciocínio e o mais divino, na minha opinião, que a América alguma vez produziu”. 

Quem foi Jonathan Edwards, por que ele provoca tais reações e por que ele é importante para nós hoje?

continua...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Jonathan Edwards e o Grande Despertar

Por William P. Farley

Em julho de 1741, Jonathan Edwards aceitou um convite para pregar na cidade vizinha de Enfield, Connecticut. Foi o auge do Grande Despertar (1740-42), uma das mais intensas efusões do Espírito de Deus na história americana. O fogo de Deus estava caindo em toda parte. Apesar de ter entregue “Pecadores nas Mãos de um Deus Irado” para sua própria congregação com pouco efeito, ele se sentiu levado a usá-lo novamente em Enfield.
Suas técnicas não eram impressionantes. Ele sempre lia seus sermões em uma voz uniforme, mas com grande convicção. Ele evitou gritos e palhaçadas teatrais. Impressionar o ouvinte com o poder da verdade e sua necessidade desesperada de Deus foi o objetivo de Edwards.
Nada em seu estilo ou apresentação poderia explicar o que aconteceu naquele dia em Enfield. Uma testemunha ocular, Stephen Williams, escreveu em seu diário: “Fomos até Enfield onde conhecemos o querido Edwards, de Northampton, que pregou um sermão, despertando-nos com as palavras de Deuteronômio 32:35 e antes do sermão ser pronunciado havia grandes gemidos e choros que invadiam toda a casa ... os clamores era assim: ‘O que devo fazer para ser salvo’, ‘Oh, eu vou para o inferno’, ‘O que devo fazer por Cristo’, e assim por diante. O ministro foi obrigado a desistir, gritos e gritos foram chocantes e surpreendentes”.
Williams continuou: “Depois de algum tempo de espera a Congregação ainda estava contrita, então uma oração foi feita pelo Sr. W. e depois que descemos do púlpito, tendo discursado para o povo, alguns em determinado lugar e os demais em outro, houve um surpreendente e espantoso mover do poder de Deus, e várias almas foram inesperadamente forjadas naquela noite, e havia uma alegria agradável em seus semblantes”.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Cruzada em Mulungu

Em mais uma empreitada evangelística da Igreja Batista Renovada Moriá, um grupo de irmãos e irmãs se deslocaram de Fortaleza para Mulungu, nas proximidades de Itapipoca(CE) para a cruzada anual naquele lugar.
Muitos se desprenderam de suas comodidades no fim de semana para se entregarem a obra missionária, levando a mensagem da Cruz ao lugar que dista quase 200 quilômetros de Fortaleza. O lugarejo está localizado em região de difícil acesso, já que é um lugar com estilo bem nordestino de “sertão brabo e seco”, mas isso não impede de a Palavra chegar.
Os irmãos nunca levaram isso em consideração, antes, para atender a demanda evangelística cumprem o Ide de Cristo com grande satisfação. Ali, já existe um templo da Igreja onde alguns convertidos do lugar se congregam semanalmente, sendo assistidos semanalmente ou mensalmente por algum pregador itinerante de Fortaleza.
A cruzada foi uma bênção: conversões e renovação do ânimo dos irmãos residentes. Que possamos orar por este trabalho.

Veja algumas fotos:









terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Avivamento em 1800

O Grande Reavivamento da Geórgia de 1827 começou em oração e afetou uma região no renascimento do povo de Deus que levou a um despertar espiritual em comunidades de todo o Estado. Adiel Sherwood era pastor em Eatonton, GA, onde mais de 100 foram convertidos. O reavivamento atingiu uma multidão de 4.000 na reunião anual da Associação Batista Okmulgee, onde Sherwood falou. Outros pastores, igrejas e denominações se envolveram na pregação e com Cristo. Durante a estação do renascimento mais de 16.000 foram adicionados às igrejas Batistas. Em Sandtown, GA cada pessoa de idade responsável foi salva, e eles renomearam sua cidade de Newborn (Novo Nascimento), GA. O avivamento é a preparação do povo de Deus para ser usado em um Despertar Espiritual onde grandes números ou altas porcentagens de pessoas são convertidas a Jesus Cristo e comunidades e culturas mudam para a glória de Deus.

http://blog.lifeway.com/growingdisciples/great-georgia-revival-of-1827/

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A Influência da Rua Azusa

O despertamento da Rua Azusa tinha dois picos. O primeiro, o impacto inicial funcionou continuamente na rua de Bonnie Brae de 1906 a 1909. Em 1909, o poder explosivo e a divulgação começaram a declinar rapidamente.
O segundo pico começou em fevereiro de 1911, quando William E. Durham (1873-1912) de Chicago veio para a Azusa Street Mission para uma missão de pregação. Esta história pode ser encontrada no artigo separado sobre William Durham.
Sua poderosa pregação, com ênfase na salvação, o batismo no Espírito Santo e sua nova mensagem de santificação foi acompanhada de muitas das mesmas manifestações do Espírito que acompanharam o primeiro grande pico de atividade na Missão da Rua Azusa.
Na primeira Durham ministrou na Rua Azusa, mas Seymour trancou-o fora da missão por causa de um erro doutrinário percebido. As multidões foram com ele, deixando Seymour e diminuindo o contingente em Azusa Street Mission que continuou seu labor até a morte de Seymour em 28 de setembro de 1922.
Parece um final triste, mas, verdade seja dita, seu trabalho foi feito. A boa semente tinha que entrar no chão para morrer, e quando isso aconteceu, milhares de grupos pentecostais surgiram em toda a América e em quase todas as partes do mundo. Hoje, milhões de pentecostais traçam seus começos para Rua Azusa e honram os homens e mulheres que foram ousados ​​o suficiente para acreditar em Deus quando eles só puderam ver através de um vidro escuro. Verdadeiramente eles eram homens e mulheres de fé cujas façanhas foram registradas por Deus e para quem haverá grande recompensa.
Bibliografia: Bibliografia: CM Robeck Jr., Art. Rua Azusa Revival , O Novo Dicionário Internacional de Pentecostal e movimentos carismáticos, ed. Stanley M. Burgess, 2002; Robert Owens, A Rua Azusa Revival , The Century do Espírito Santo, ed. Vinson Synan, 2001; S. Frodsham, com sinais de sequência de 1946.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Jornal da “fé apostólica”

Em setembro de 1906, Seymour começou uma publicação intitulada “A Fé Apostólica”. Em poucos meses, foi enviado a mais de vinte mil pessoas. Em doze meses, mais do que dobrou. Esta publicação tornou-se rapidamente o principal órgão de propaganda do movimento. Estava cheio de testemunhos e ensinamentos. Seymour anunciou sua intenção de restaurar “a fé uma vez entregue aos santos” por pregações antigas, reuniões de campo, reavivamentos, missões, trabalho de rua e prisão.
A influência da publicação foi imensa e garantiu um fluxo contínuo de visitantes na Missão - para não mencionar as ofertas de liberdade que lhes permitiram avançar o trabalho em outros lugares. Os centros de apoio de Azusa tinham sido plantados em Seattle e Portland sob a direção de uma mulher com o nome de Florence Crawford.
A ironia é que, embora o jornal tivesse trazido tanta benção e expansão, também se tornou uma das principais causas da morte da Missão. Duas mulheres brancas, Clara Lum, secretária da Missão e Florence Crawford, também muito ativa no trabalho da Missão, ajudaram a publicar o documento da Missão, que em 1909 tinha uma circulação superior a 50.000. Mas ocorreu uma ruptura séria entre essas duas senhoras e William Seymour. O pomo da disputa foi o casamento de Seymour com Jennie Evans Moore.
Na época, muitos viam o casamento como sem importância, até mesmo uma desgraça à luz do bom senso para a obra do Senhor. Quem teve esses pontos de vista foi Miss Lum, que liderou um pequeno, mas influente grupo na Missão para denunciar seu pastor!
Jennie Evans Moore era conhecida por sua beleza, talentos musicais, gentileza e sensibilidade espiritual. Ela sempre foi fiel e leal a Seymour. Foi Jennie quem acreditou que o Senhor queria que eles se casassem, e Seymour concordou. Então eles casaram em 13 de maio de 1908, posteriormente se mudando para o apartamento modesto no andar de cima na Missão Azusa.
Alguns dizem que Clara Lum estava secretamente apaixonada por Seymour, e saiu por causa de seu ciúme. Seja qual for a razão, ela mudou-se para Portland, Oregon, para se juntar à missão fundada por Florence Crawford em 1907. O problema era que ela tomou os 50.000 nomes nacionais e internacionais e endereços da lista de leitores que havia com ela.

Isso prejudicou a influência mundial de Seymour. Tudo o que lhe restava era a lista local de Los Angeles. Assim, quando foi no mês de maio de 1908, o periódico “a Fé Apostólica” foi enviado, embora a capa tivesse a mesma aparência, mas por dentro estava seu novo endereço em Portland para contribuições e correspondência. Sem perceber todos os contribuintes agora enviavam depoimentos e contribuições para Portland sem questionar a mudança. A edição de junho não mencionava Seymour e, em meados de 1908, todas as referências a Los Angeles e Azusa foram omitidas inteiramente. Apesar de uma visita pessoal e pedidos de Seymour as listas nunca foram devolvidos. Tornou-se impossível para Seymour continuar a publicação, e isso terminou a influência mundial inicial de Azusa e da base mundial da Missão de apoio.

Culto de jovens

Na noite desta quinta (12/01/17), um grupo de jovens reuniu-se, organizou e conduziu o culto na capela de Joaquim Távora: foi o primeiro culto de jovens do ano. Os jovens iniciaram suas atividades com exemplar devoção, promovendo de fato uma celebração dentro da piedade e adoração cristãs.
Desde o início do culto, percebeu-se a maneira do portar-se reverente diante do Senhor. As orações, as falas, os cânticos e a pregação notabilizaram tantas virtudes espirituais que os presentes sentiram-se agraciados com a plena presença divina. Jovens na estatura, mas já desempenhando serviços de “gente grande” como que tendo vasta experiência. A oração sincera e desprendida inflamou a Igreja a entrar no ambiente celestial. Seguida pelos hinos de engrandecimento a Deus, também se viu a concretização e a efetivação de uma comunhão tão inspiradora que ninguém se deixou vaguear no pensamento. A pregação foi uma grande surpresa. O irmão Rafael pregou e testemunhou muitos fatos sobre a ação de Deus em sua vida, causando grande alegria entre os irmãos. A forma de sua pregação, bem organizada, demonstrou uma preocupação em esclarecer cada aspecto da doutrina cristã e dos fatos bíblicos.
A Igreja exerceu seu papel fundamental, compareceu em grande número, conseguindo com isso estimular nossos jovens. Aliás, este amparo e reconhecimento quebram qualquer indiferença e sentimento de baixa estima com evento em questão. Noutras palavras, houve uma valorização do potencial juvenil entre nosso povo. Que Deus continue abençoando sua Igreja.


Veja algumas fotos:





Átila, Rafael (Piedade), Rafael (Pôr do Sol), Weberlan

Rafael (Barroso) louvando






momentos de confraternização



Oração pelo pregador


Irmão Rafael pregando

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Resultados do ministério da missão Azusa


Escusado será dizer que tais fenômenos atraíram muita atenção. Centenas de crentes locais ouviram falar do batismo do Espírito Santo, falando em línguas e foram verificá-lo. A resposta foi mista. Por um lado, havia muito mal entendido, desacordo e hostilidade. As denúncias verbais e impressas eram comuns.
Por outro lado multidões tiveram sua sede espiritual extinguida pelo encontro com Deus. Novas igrejas “pentecostais” começaram a aparecer, sendo a maioria “adições” às igrejas denominacionais como a Rua Azusa, ao invés de “alternativas”. Os líderes nunca encorajaram a formação de denominações “pentecostais” separadas. Eles se referiam a si mesmos e ao seu movimento como “undenominationalism” (anti denominacionalismo). Eles genuinamente tentaram permanecer dentro de suas afiliações anteriores e espalhar a nova teologia pentecostal em todas as igrejas.
A missão da rua de Azusa gerou muitas congregações locais como a missão do quarto superior de Elmer Fisher; Bartleman e Oitava Missão Maple de Pendleton; Missão da Sétima Rua de William Durham; WL Sargent's Florence Avenue Missão Pentecostal; Assembleia Plena do Evangelho do AG Osterberg; Missão Pentecostal Italiana de John Perron; Missão de Fé Apostólica de James Alexander na 51st Street (Alexander era um dos administradores originais de Seymour), bem como uma outra Missão de Fé Apostólica, em Sétima e Sentous; Assembleia Pentecostal de WF Manley; Missão de Fé Apostólica Espanhola de G. Valenzuella; A Missão Pentecostal da Rua Carr de William Saxby; E uma missão apostólica de resgate da fé na primeira rua.
Mais adiante, em toda a América, igrejas significativas se tornaram “pentecostais” nos meses seguintes, quando os visitantes vieram e receberam o fogo que voltou para casa com eles. Seymour e outros excursionaram a nação espalhando sua revelação e experiência recém-descobertas.
Mas o crescimento mais significativo foi visto no exterior. Milhares vieram de todo o mundo para um novo toque do Mestre. A maioria eram pastores e missionários. O resultado disso foi um novo e apaixonado reduto de missionários, recém-batizados no Espírito Santo, que foram enviados ao redor do mundo. Ambos Parham e Seymour eram evangelistas apaixonados e a Missão da Rua Azusa alimentou incêndios missionários nas multidões de corações. Logo homens e mulheres agora partiam para Escandinávia, China, Índia, Egito, Irlanda e várias outras nações. Mesmo a irmã Hutchinson, que inicialmente bloqueou Seymour fora de sua missão, chegou a Azusa, recebeu o batismo do Espírito Santo e partiu para a África.
Owen Adams viajou para o Canadá onde conheceu Robert Semple, o primeiro marido de Aimee Semple McPherson. Adams contou a Semple os eventos sobrenaturais de Azusa e sua experiência de falar em línguas. Semple então foi com sua nova noiva para a China, onde Robert Semple iria morrer. Mas a notícia de Adam fez nascer um desejo ardente no coração da jovem Aimee. Quando ela voltasse para a América, ela faria de Los Angeles sua base de ministério de onde seu ministério fenomenal se levantaria.
John G. Lake visitou as reuniões de rua de Azusa e escreveu sobre Seymour: “Ele tinha o vocabulário muito engraçado. Mas quero lhes dizer que havia médicos, advogados e professores, ouvindo as coisas maravilhosas que vinham de seus lábios. Não foi o que ele disse em palavras, foi o que ele disse do seu espírito ao meu coração que me mostrou que ele tinha mais de Deus em sua vida do que qualquer homem que eu já tinha conhecido até então. Foi Deus nele que atraiu o povo”.

Cecil Polhill foi um dos primeiros britânicos a receber o Espírito em Los Angeles e levar sua mensagem de poder e missão de volta ao Reino Unido, onde se tornou um catalisador para a primeira organização missionária pentecostal organizada do mundo - A União Missionária Pentecostal.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Retiro de carnaval


Matrículas para IPC - 1o. Semestre/2017


O Instituto Pietista de Cultura informa que estão abertas as inscrições para o primeiro semestre de 2017 do curso de Teologia Avançada. As disciplinas ofertadas são:

1.      Hermenêutica Bíblica;
2.      Apologética Cristã / Heresiologia;
3.      Teologia do Antigo e do Novo Testamento;
4.      Arqueologia Bíblica.

Para efetuar sua inscrição, o interessado deverá comparecer no templo da Igreja Batista Renovada Moriá, localizado a Rua Nogueira Acioli, 2195, Joaquim Távora, Fortaleza, Ceará, para efetuar sua matrícula. O interessado poderá fazer 02 (duas) opções: cursar todas as disciplinas ou fazê-las separadamente. O custo por disciplina é de R$ 50,00 (Cinquenta reais) ou de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais) para cursar todas as disciplinas ofertadas, ambas mensais.

O período de inscrição será de 05 a 26 de janeiro de 2017.


Garanta sua vaga!

E as notícias sobre Azuza Street continuam


“Especialmente os encantadores sons do chamado” Coro Celestial, ou hinos cantados sob a direção evidente do Espírito Santo, tanto em palavras como em sintonia, emocionam todo o meu ser. Não era algo que pudesse ser repetido à vontade, mas sobrenaturalmente dado para cada ocasião especial e era uma das evidências mais indisputáveis ​​da presença do poder de Deus. Talvez nada impressionou tanto as pessoas como este canto; inspirando um temor santo, ou um sentimento de indescritível admiração, especialmente se os ouvintes estavam em atitude devota”.
“O amor divino era maravilhosamente manifesto nas reuniões. Eles nem sequer permitiriam que uma palavra maldosa fosse dita contra seus oponentes ou as igrejas. A mensagem era ‘o amor de Deus’. Era uma espécie de ‘primeiro amor’ da igreja primitiva restaurado. O ‘batismo’, como o recebemos no início, não nos permitiu pensar, falar ou ouvir mal de qualquer homem. O Espírito era muito sensível, terno como uma pomba”.
Um homem de Azusa disse: “Eu preferiria viver seis meses naquela época do que cinquenta anos de vida ordinária. Parei mais de uma vez dentro de dois quarteirões do lugar e orei pela força que me impulsionava a continuar. A presença do Senhor era tão real”.
Dezenas de pessoas foram vistas cair em uma posição prostrada nas ruas antes que eles chegassem à missão. Então muitos se levantavam, falando em línguas sem qualquer influência do povo Azusa. Deus tinha vindo para realizar Sua obra!
G.H. Lang relata que alguns que vieram investigar foram batizados no Espírito Santo em seus alojamentos.
“Dezenas de relatos pessoais e de testemunhas oculares atestam que muitos que vieram ridicularizar as reuniões foram derrubados no chão, onde pareciam lutar com oponentes invisíveis, às vezes, por horas. Essas pessoas geralmente se levantavam culpadas de pecado e procuravam a Deus. Um repórter de origem estrangeira tinha sido designado por seu jornal para gravar a atmosfera ‘circense’ em uma forma de alívio cômico. Ele assistiu a uma reunião noturna, sentado bem atrás. No meio do encontro, uma jovem mulher começou a testemunhar sobre como Deus a batizara com o Espírito Santo quando ela de repente rompeu em línguas.
Depois da reunião, o repórter a procurou e perguntou-lhe onde aprendera a língua de seu país natal. Ela respondeu que não tinha ideia do que tinha dito, e que falava apenas inglês. Ele então relatou a ela que ela tinha dado um relato inteiramente exato de sua vida pecaminosa, tudo na linguagem de sua língua nativa.
Outras testemunhas relataram ter visto um brilho sagrado emanando do prédio que podia ser visto nas ruas de distância. Outros relataram ouvir sons do edifício de madeira como explosões que reverberaram em torno do bairro. Tais fenômenos fizeram com que os espectadores chamassem o Corpo de Bombeiros em várias ocasiões quando um incêndio ou explosão foi relatado no prédio da missão. A Child Welfare Agency tentou encerrar as reuniões porque havia crianças sem supervisão dentro e ao redor do edifício a todas as horas do dia e da noite. O Departamento de Saúde tentou parar as reuniões porque eles disseram que os bairros apertados eram insalubres e um perigo para a saúde pública. Os cristãos famintos por Deus vinham de todos os lugares.
Bartleman afirma que “cerca de uma dúzia de santos”, reuniu-se em Azusa na quinta-feira, 19 de abril, embora este número possa representar apenas os estavam lá quando ele chegou. Arthur Osterberg, um membro inicial, mais tarde informou que o primeiro serviço em Azusa tinha por volta de 100 pessoas. O Los Angeles Times relatou uma “multidão” que incluía uma maioria de negros com “uma pitada de brancos”. Festas de fim de semana eram maiores do que aqueles nos dias de semana.
O crescimento foi rápido e substancial. A maioria das fontes indica a presença de cerca de 300 a 350 adoradores dentro da estrutura de madeira de 40 por 60 pés, com outras estruturas que se misturam antes do final do verão, incluindo pessoas que buscavam a Deus, queixosos e crianças. Às vezes pode ter sido o dobro.

No verão, as multidões haviam atingido números impressionantes, muitas vezes em milhares. A cena tinha se tornado um encontro internacional. Uma matéria afirma que, “todos os dias números maiores de visitantes vinham de todo o continente. As notícias da reunião se espalharam por toda a nação, tanto na imprensa secular e religiosa”.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Zygmunt Bauman


Zigmund Bauman, homem-pensador lúcido cujo pensamento revela a essência da realidade moderna, ou como o próprio a definia: uma “modernidade líquida”, deixará uma lacuna entre a intelectualidade que pensa tão nobremente os aspectos sociais emergentes para se tornar em definitivo um dos pilares das ciências humanas. Apesar de sua morte, diga-se de passagem, “em avançada idade” e com uma vida envolvida com o pensamento sociológico e filosófico, analisando, dentre outras, a tríade modernidade, consumo e indivíduo, seu legado constitui-se de uma das mais autênticas ferramentas para descortinar o “show da vida”, encarando seus problemas e dilemas numa perspectiva sociológica bem abrangente e muito bem articulada.
Aprecio Bauman em virtude de suas teorias serem tão bem recepcionadas pela sociologia da religião da qual faço minhas incursões pelos caminhos da reflexão que não posso dizer que não recebo fortes influências de seu pensamento. Suas análises da realidade e efemeridade em muito se alinham com a riqueza do pensamento cristão cujo teor alude acerca das vaidades e transitoriedade da vida, apesar de o mesmo não atestar sobre a fé em Cristo. Seu “pessimismo”, por exemplo, é na verdade uma grande contribuição para identificarmos certos conceitos do Cristianismo, pois quando trata, sob um ângulo minorante, das relações sociais, logo detectamos o esfacelamento do apreço do homem pelo homem, a crise de identidade, a avareza em alto grau, a ilusão pela vida, a ausência do verdadeiro sentido das coisas e o (des)encantamento com a vida dos quais já havia asseverado Jesus. Pode até ser que seu objetivo na teoria não seja esse, contudo, é possível fazermos essas reflexões, evidenciando questões como as supracitadas.
Minha breve homenagem a esse pensador que me ajuda a pensar o hoje vislumbrando os aspectos presentes para prognosticarmos efeitos dos mais antagônicos e diferentes, tomando como base o viés das transformações contínuas e ininterruptas de uma sociedade que caminha pelos seus próprios pés, vai através de suas próprias palavras as quais são célebres, tocantes e autênticas, porquanto nos fazem aceitar suas teorias e dizer que é de fato como fora notabilizado:

“O velho limite sagrado entre o horário de trabalho e o tempo pessoal desapareceu. Estamos permanentemente disponíveis, sempre no posto de trabalho”.

“Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”.

“Esquecemos o amor, a amizade, os sentimentos, o trabalho bem feito. O que se consome, o que se compra, são apenas sedativos morais que tranquilizam seus escrúpulos éticos”.

Heládio Santos
Sociólogo e pesquisador

A Missão da Fé Apostólica na rua Azusa, 312

Um lugar adequado foi logo encontrado e alugado em 312, Azusa Street, e a missão foi iniciada. Era um prédio abandonado de dois andares localizado no antigo bairro industrial do centro que fazia parte de uma área de gueto afro-americana. Antigamente utilizado como Igreja Episcopal Metodista Africana (AME), também tinha sido empregada como armazém por atacado, armazém, madeireira, depósito, loja de lápides e, recentemente, havia sido usado como estábulo no térreo, com quartos para alugar no andar superior. 
Era surpreendentemente pequeno, aproximadamente 60 x 40 pés, de telhado plano e design retangular. Do lado de fora, estava adornada com tábuas de madeira revestidas e caiadas de branco. A janela de estilo gótico sobre a entrada da entrada traía seu antigo uso cristão, mas geralmente estava em má forma, parecendo bastante abandonada. Janelas foram quebradas e estava repleta de lixo.
Os primeiros relatos seculares do avivamento apareceram em 18 de abril de 1906 - no mesmo dia do terremoto de São Francisco. O jornal Los Angeles Daily Times enviou um repórter para um serviço à noite no dia 17 de abril, e ele apresentou relatórios que eram altamente críticos das reuniões, bem como das pessoas que os assistiram. As manchetes introdutórias para o artigo eram “Babel, um ambiente de línguas estranhas”, “nova seita de fanáticos está aparecendo”, “cena selvagem ontem à noite na Rua Azusa”, “todos cuidadosamente calculados para dar aparência de mania religiosa ou loucura”. No entanto, Bartleman relatou que isso trouxe as multidões! Muitos deles eram verdadeiros buscadores, mas havia também os “bandidos e manivelas”, até mesmo os hipnotizadores e os espíritas vieram investigar! 
Um artigo publicado em “Way of Faith”, de 11 de outubro de 1906, provavelmente escrito por Frank Bartleman, dá uma descrição mais amigável: “O centro deste trabalho é uma igreja metodista de madeira antiga, marcada para venda, parcialmente queimada, recuperada por um telhado plano e feito em dois planos por um assoalho. No andar de cima há um longo quarto, mobilado com cadeiras e três pranchas de sequóia da Califórnia; de ponta a ponta com cadeiras. Este é o “quarto superior” pentecostal, onde almas santificadas procuram a plenitude pentecostal, e saem falando novas línguas e chamando as referências antigas ao vinho novo. “Há salas menores onde as mãos são colocadas sobre os doentes” para se recuperar. Abaixo está um quarto 40 x 60 pés, cheio de probabilidades e de cadeiras, bancos e assentos backless, onde o curioso e ansioso senta por horas ouvindo sons estranhos e canções e exortações dos céus. No centro do grande Quarto há uma caixa no final, coberta com algodão, cujo valor é insignificante. Este é o púlpito no qual é proferida a pregação do líder, o irmão Seymour, onde ele chama atenção para o antigo arrependimento, o antigo perdão, a antiga santificação antiga, o antigo poder antigo sobre demônios e doenças e o antigo "batismo com o Espírito Santo e fogo”.
As reuniões começam às 10 horas todas as manhãs e continuam até a meia-noite. Há três serviços de altar diariamente. O altar é uma tábua em duas cadeiras no centro da sala, e aqui o Espírito Santo desce sobre homens e mulheres e crianças na velha moda pentecostal assim que eles têm uma experiência clara de pureza do coração. Pregadores orgulhosos e leigos com grande intelectualidade, cheios e cheios de todo tipo de teorias e crenças, vieram aqui de todas as partes, se humilharam e desceram, não “na palha”, mas “na” esteira de palha, e jogaram fora suas noções e choraram vazios e conscientes diante de Deus e imploraram para serem “cheios do poder do alto”, e todo crente honesto recebeu o maravilhoso Espírito Santo para preencher, emocionar, derreter e energizar seu corpo físico e as faculdades, e o Espírito tem testemunhado a Sua presença usando os órgãos vocais na expressão de uma “língua nova”.
Não havia hinários nem instrumentos musicais, e nenhuma coleção foi tirada. Um sinal na parede sobre uma caixa de oferta de liberdade declarava, “Estabelecido com o Senhor”. Nenhum ensino ou ministérios foram preparados; tudo foi deixado à espontaneidade do Espírito. O púlpito era composto por duas grandes caixas de sapato de madeira. Élder Seymour costumava sentar-se atrás delas, em profunda oração, com a cabeça enterrada dentro da caixa superior. A pregação era simples e direta e temas encobertos eram ensinados em muitas outras missões de santidade: a salvação pela aceitação pessoal de Jesus como Salvador, a santificação por renúncia ao pecado e dar as costas para o mundanismo, o abandono de rígidas tradições e os legalismos da religião artificial, o batismo do Espírito Santo com o falar em línguas, a cura divina e o retorno premilenista de Jesus. Muitas vezes os testemunhos pessoais eram dados ou lidos de correspondência de outros lugares.

Em “O que realmente aconteceu na Rua Azusa” de Bartleman, ele afirma: “De repente, o Espírito caíra sobre a congregação. O próprio Deus daria o chamado do altar. Os homens caíam por toda a casa, como os mortos na batalha, ou correram para o altar em massa para buscar a Deus. A cena muitas vezes se assemelhava a uma floresta de árvores caídas... Alguns afirmam ter visto a glória (shekinah) de noite sobre o edifício”.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Reuniões na Bonnie Brae Street

Seymour passou muito tempo em oração particular e jejum, tornando-se conhecido como um homem de oração incomum. Depois convidou seu anfitrião e anfitriã para compartilhar momentos em oração. Para a consternação da Sra. Hutchins, outros membros de Santa Fe começaram a sentir uma compulsão espiritual para participar dessas reuniões de oração. Lee convidou Seymour para ministrar um pequeno estudo bíblico em casa e reunião de oração na casa de Richard e Ruth Asberry na North Bonnie Brae Street, 214. Ele concordou e continuou a fazê-las até meados de abril de 1906.
No início, esses encontros foram assistidos principalmente por “lavadoras negras” e alguns de seus maridos. Apesar da falta de experiência pessoal do “batismo” com a “evidência bíblica” de falar em línguas e a aparente falta de resultados em seus ouvintes, Seymour avançou com fé e garantia de que a bênção estava a caminho.
As notícias dos encontros logo começaram a se espalhar, apesar da falta de avanço. Outros pastores da igreja local ouviram falar do pregador de santidade que estava pregando e esperando o próximo “movimento de Deus”. Gradualmente, no final de março de 1906, esses crentes brancos se juntaram ao pequeno grupo de afro-americanos na Bonnie Brae Street. Estavam procurando ativamente o batismo com o Espírito Santo como evidenciado pelo falar com outras línguas.
Foi neste ponto que Seymour foi divinamente guiado para pedir um longo ministério para sua amiga, Lucy Farrow. Ele sentia que ela havia recebido o Espírito Santo e, portanto, era mais capaz de comunicar o dom aos outros. Ele explicou a questão ao grupo e dinheiro foi coletado para trazê-la de Houston.
Quando chegou, Seymour anunciou um jejum de dez dias para receber o batismo do Espírito Santo. Todo o grupo jejuou e orou durante o fim de semana. Na noite de segunda-feira, 9 de abril de 1906, antes de partir para a casa de Asberry, Seymour parou para orar com Edward Lee para uma cura. Lee, tinha, mais cedo, relatado uma visão que tinha tido na noite anterior em que os doze apóstolos vieram a ele explicando como falar em línguas. Lee então pediu a Seymour para orar com ele para receber o batismo com o Espírito Santo. Eles oraram juntos, e Lee imediatamente recebeu e começou a falar em outras línguas. Esta foi a primeira ocasião de alguém ter recebido o batismo com o Espírito Santo pela oração de Seymour.
Correndo para a reunião na casa de Asberry, Seymour relatou o que tinha acontecido com o irmão Lee. Lee então ergueu as mãos e começou a falar em outras línguas. A oração espontânea e apaixonada pelo batismo com o Espírito Santo estourou por toda a casa. Logo suas orações foram respondidas quando “Seymour e sete outros caíram ao chão em um êxtase, falando em outras línguas”, ao receberem o batismo do Espírito Santo.
Jennie Evans Moore, que um dia se tornaria esposa de Seymour, começou a tocar uma bela música em um velho piano, e a cantar no que as pessoas diziam ser hebraico. Até então, ela nunca tinha tocado piano, e apesar de nunca ter praticado uma lição, era capaz de tocar o instrumento pelo resto de sua vida. O fenômeno das línguas e a mensagem dinâmica de um Pentecostes pessoal foi tão excitante que na noite seguinte multidões ainda maiores se reuniram na rua em frente à casa para ouvir Seymour pregar a partir de um púlpito caseiro na varanda da frente.
As notícias viajaram rápido. Eles dificilmente poderiam manter em segredo o que havia acontecido porque nem eles tinham qualquer desejo de fazê-lo. Deus veio em grandes ondas de poder e de refrigério. As portas e janelas estavam abertas e “gritaram três dias e noites. Era a época da Páscoa. As pessoas vieram de todos os lugares. Na manhã seguinte não havia maneira de chegar perto da casa. À medida que as pessoas entravam, elas caíam sob o poder de Deus; e toda a cidade foi agitada. Eles gritaram até que a fundação da casa cedeu, mas ninguém foi ferido”.
Reuniões na casa Bonnie Brae ocorriam vinte e quatro horas por dia durante pelo menos três dias. As pessoas relataram cair sob o poder de Deus e receber o batismo com o Espírito Santo com a evidência de línguas enquanto ouviam Seymour pregar do outro lado da rua. Grupos de todas as culturas e raças começaram a encontrar o caminho para Bonnie Brae Street, 214, desesperadamente à procura de uma efusão maior de Deus.

A multidão cresceu tanto que se tornou impossível chegar perto da casa, e o movimento de pessoas para entrar na casa tornou-se tão grande que a fundação caiu. Milagrosamente, ninguém foi ferido. Dentro de uma semana tornou-se necessário encontrar um local maior para abrigar o crescente número de pessoas que buscavam a Deus com grandes anseios.

Continua...